Ludmila de Malo Albuquerque Nasceu a 12 de novembro de 1980 em Mossoró-RN. Vem de uma família que ama as artes.
E foi com esse mesmo amor que abraçou, em 2002, um grupo de teatro que tem feito a diferencia quando o assunto é popularizar a cultura ao mesmo número de pessoas, sem que estas tenham que pagar pra isso. Ludmila se descobria no palco, onde encantava em personagens que marcaram a trajetória do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará.
Sua primeira participação veio com Sanduínche de Gente, texto do poeta Crispiniano Neto, encenado na praça da catedral sempre nas sextas-feiras às 17h. Ganhou a estrada do interior do Estado para chegar a outros públicos.
Com a peça o Inspetor Geraldo, inspirada na obra do dramaturgo russo Googol , ela encantou ainda mais seu caminho como atriz. (“Eu tive o privilegio de trabalhar nesse espetáculo ao lado de Ludmila durante uma longa temporada,fazendo o papel de uma filha dela” Bené Tavares).
A coroação veio com o espetáculo A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró, onde se destacou nos palcos como Roxana, a amada de Severino. Interpretando essa personagem ganhou, em setembro de 2008, o prêmio de melhor atriz no festival de teatro do Rio de Janeiro.
"Trabalhamos mais uma vez juntos nesse espetáculo, onde viajamos por várias regiões do país”, afirma Bené Tavares. Ludmila era esposa do diretor e fundador do grupo O Pessoal do Tarará, Dionízio do Apodi.
O Pessoal do Tarará foi fundado em 13 de dezembro de 2002 em Mossoró-RN. Ludmila nos deixou no dia 15 de fevereiro de 2011. Seu sepultamento aconteceu no dia 16 de fevereiro às 16:30 no cemitério São Sebastião, em Mossoró-RN.
Foi uma grande perda para a cultura e o teatro do Brasil. Ludmila deixa uma lacuna no cenário teatral da cidade e um espsaço vazio no palco de um teatro ou vários teatros. "Viva a vida que nunca acaba!!!!!!!!!!” - Bené Tavares.
__________________
* Texto escrito e enviado pelo teatrólogo, diretor de teatro e professor Bené Tavares, extraído do Jornal potiguar Gazeta do Oeste do dia 16 de fevereiro.
0 comentários :
Postar um comentário