Costume antigo da Igreja é mantido em Icó *


Na quarta-feira de cinzas a comunidade católica romana de Icó, se reuniu para celebrar o início do período da quaresma, tempo de penitência e jejum. Neste mesmo dia aconteceu a abertura da Campanha da Fraternidade de 2011, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo o tema deste ano está voltado para: Fraternidade e a vida no planeta, e o lema: ''A criação geme em dores de parto'' (8,22).

O encerramento da Campanha acontecerá no Domingo de Ramos, dia 17 de abril de 2011, dia este que também ocorrerá o encerramento do período da quaresma e início da Semana Santa.

Em nossa cidade existe um costume muito antigo da igreja católica, cobrir os crucifixos e imagens sacras neste período onde Cristo permaneceu quarenta dias no deserto em jejum, antes de sua entrada em Jerusalém.

Esta prática antiga dos nossos avós e antepassados, reflete o luto, tristeza e sofrimento pela morte de Cristo, e lembrando que não pode enfeitar os altares com flores, não é permitido bater palmas durante as celebrações e não pode cantar o glória, é tempo de penitência.

Toda alegria é guardada para o dia da ressurreição, onde as imagem são descobertas, flores e badaladas de sinos fazem os festejos e alegria entre o sábado de aleluia (Vigília Pascal) para o domingo da ressurreição (Domingo de Páscoa). Na sexta-feira da paixão os crucifixos são descobertos para celebração das 3hs da tarde.




_________________________________
* Texto escrito e fotos de Luan Sarmento, em seu blog Icó Arte Barroca
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :