
E isso não é de hoje. Desde o histórico desaparecimento do Pelourinho, no Icó antigo, passando pela derrubada dezenas de casarões e sobradões, como o casarão do Beco do Urso, além da Casa de Pólvora, todos eles sumiram.
A ausência destes prédios e estruturas históricas deixaram o vazio permanente em uma terra histórica e relegada ao que de fato representou ao Ceará e Brasil.
Junte-se ao que perdemos, o (não tão) recentes caso, como o do Cruzeiro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, quebrada desde final do ano de 2008, outro fato lamentável. E dentro destes novos abandonos e depredações, o Icó é Notícia recebeu uma denúncia em relação à Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, localizada nas proximidades da rodoviária municipal.
A DENÚNCIA - Datada do século XVIII e tombada pelo

A denúncia neste templo é de que foram arrancadas cinco janelas de estilo barroco, que se encontravam anexas aos oratórios do altar. Estas peças são de estilo barroco e foram restauradas pelo IPHAN .
A restauração aconteceu há aproximadamente seis anos atrás e as janelas se encontram deixadas de lado, no sótão da Igreja, com a possibilidade de serem descartadas no lixo. De acordo com a pessoa que trouxe à tona o fato, ela espera que o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) possa tomar conhecimento do fato.
Para preservar a pessoa e visando à informação, o Icó é Notícia utiliza de uma das prerrogativas da Constituição, no Capítulo I, Artigo 5º - Inciso XIV - onde "é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".

Esperamos retorno dos responsáveis, em especial a paroquia responsável pela Igreja e que o IPHAN tome conhecimento do fato, se não o sabe, para que vejamos o que de fato aconteceu.
0 comentários :
Postar um comentário