Para onde caminha a Igreja Católica do Icó? *

Neste domingo (21), meu amado filho primogênito Renan Moreira, na igreja de São José em Icó, fez a PRIMEIRA COMUNHÃO (ou Primeira Eucaristia), que é um ato religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, onde a criança cristã recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho; e recebe pela primeira vez a hóstia que simboliza o corpo de Jesus Cristo.

A nossa secular cidade do Icó é tradicionalmente religiosa e essencialmente católica. Em suas ruas largas, talvez, esteja o maior conjunto de igrejas do estado do Ceará.

Ademais, temos a terceira maior festa religiosa do estado, que recebe milhares de fiéis de todo Brasil.

Durante anos, os padres Macêdo, José Augusto e os Inácios, ficaram imortalizados no coração e lembrança de nosso povo.

Hoje, por abandono e/ou incompetência dos Bispos que coordenam a Igreja Católica em nossa região, sediados em Iguatu, o catolicismo tem definhado com muita celeridade. O número de igrejas evangélicas em nossa urbe, aumentaram significativamente, inclusive, com projetos sociais interessantes.

Por último, o padre Bonfim, que é natural de nosso torrão, que estava trabalhando diuturnamente aqui, foi banido, expulso, de seu trabalho sarcerdotal sem nenhuma explicação aparente. Até os dias atuais, os Bispos, não tiveram o respeito de explicar o que de fato houve com o padre Bonfim. Como diz no jargão popular: “anoiteceu e não amanheceu”.

Passado vários meses, repito, apesar do Icó ter grande movimentação católica, nunca foi nomeado um padre definitivo para comandar o nosso rebanho religioso.
Uma falta de respeito para com nosso povo.

Ao chegar a igreja de São José, hoje, perguntei aos fiéis: “como chama-se o padre celebrante?”. Ninguém soube responder, pois, ali todos diziam que toda semana vinha um diferente do Iguatu.

Finalmente, chegou a hora de nossos Bispos respeitarem o povo católico do Icó, nomeando “um padre” que aqui resida, que se comunique e se relacione com as pessoas. Que as crianças, nas ruas, o conheçam e peçam lhe abenção; que os jovens sejam incentivados e movidos pela fé; que os idosos, com as cadeiras nas calçadas, se levantem e acenem com a passagem do representante de Cristo na cidade.

Caso contrário, o catolicismo no Icó ficará conhecido apenas, uma vez por ano, pela festa do Senhor do Bonfim.
Fica a advertência!!!


_______________ * Texto escrito pelo advogado Fabrício Moreira, em seu blog
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

2 comentários :

heleno valentim freire disse...

sou batisado nesta cidade de ico com o padre macedo depois do macedo oa padre que o sucederam so querem saber de dinheiro e contuir patrimonho inclusive o padre jose augusto que e tao santificado no ico pela a grande elite principalmente pela a elite politica cada agente fica mais sem acreditar nesta vedadeiras regiao todas sem exsesao principalnente a catolica que era para n os grandes autoridade representante de jesus cristo mais na verdade eles so reprecenta os boço deles deus so para eles

Francisco das chagas disse...

Ola heleno valentim infelismente voce esta um pouco equivocado procure saber mais sobre as coisas antes de falar acho que o povo desta cidade tem muito o que agradece ao padre jose augusto pois foi uma pessoa que fez muita coisa na parte da igreja catolica desta cidade basta olha para a igreja de sao jose uma igreja linda de referencia para esta cidade que com sua determinaçao levou a diante este trabalho maravilhoso com sua coragem e com a ajuda de alguns fies fizeram esta maravilhosa igreja se ele em alguns momentos erou ja diz a propria palava de deus quem nao tem pecados que atire a primeira pedra e se tratando de dinheiro em tao nem se fala porque o icó começando pela parte politica existe pessoas que tem coragem de vender a sua propria mae eu tambem acho que nesta cidade hoje sao poucos que podem abri a boca para falar de alguem com tantos escandalos que ja presencie nesta cidade pessoas que se vendem por qualquer micharia.