
Contudo, a mudança também afetará todo o país, no que diz respeito a bancos, aeroportos, ônibus interestaduais e no horário eleitoral, já que são baseados no horário de Brasília-DF, capital federal.
Nas regiões atingidas diretamente, as pessoas deverão adiantar seus relógios em 60 minutos durante 126 dias, tempo em que funcionará o Horário. O objetivo a medida, feita anualmente, é de redução de consumo de energia elétrica no horário de pico de consumo.
NORDESTE - Para o Nordeste, e no Ceará, as principais mudanças serão no Bancos. Após o fim da greve dos bancários, com o funcionamento normalizado, o horário de funcionamento será antecipado em uma hora, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a partir da próxima segunda (18).
Algumas exceções a esta regra serão os municípios de Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE) e Região Metropolitana, Recife (PE) e Salvador (BA). Enquanto isso, a mudança de horário atingirá ao Ceará, além de Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Segundo a Febraban, a medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação.
HORÁRIO ELEITORAL - De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário eleitoral no rádio e na televisão continuará sendo exibido simultaneamente em todo o país a partir do próximo domingo (17), quando entra em vigor o horário de verão.
A partir do que informa o parágrafo único do artigo 34 da Resolução 23.191 do TSE, que regula a propaganda eleitoral, é determinado que a veiculação da propaganda eleitoral gratuita considere o horário de Brasília.
Além do horário eleitoral, o 2º turno das Eleições 2010, a se realizar no próximo dia 30 de outubro, também acontecerá no Horário de Verão. No dia da votação, as pesquisas de boca de urna do pleito presidencial feita pelos institutos de opinião só poderão ser divulgadas após as 19 horas, por conta da diferença de horário decorrente do horário de verão nos estados.
0 comentários :
Postar um comentário