TRE-CE instala comissão de votação paralela

Nesta quinta-feira (09), às 8h30min, na sala de sessões do Tribunal, será instalada a omissão de votação paralela do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O evento terá a participação de representantes de partidos políticos e entidades convidadas como OAB-CE, FIEC, CDL, ACI, Acert, UFC, Unifor e UECE, entre outras.

Durante a solenidade de instalação serão escolhidos os fiscais dos partidos que acompanharão o transporte das urnas eletrônicas sorteadas para exame, no dia do pleito. Além disso, serão distribuídas e preenchidas as cédulas das urnas de lona que participarão do teste de segurança da urna eletrônica.

O juiz Antônio Carlos Pinheiro Klein Filho estará presidindo a comissão de votação paralela, que tem o objetivo de testar o funcionamento e segurança das urnas eletrônicas, por amostragem. Este trabalho é realizado em todo o Brasil e no Ceará participam desse teste três urnas eletrônicas sorteadas na véspera do pleito.

Inicialmente são preenchidas cédulas com os votos para os candidatos. Essas cédulas são guardadas em urnas de lona, lacradas para serem abertas somente no dia da votação. Na vésperas do pleito haverá o sorteio de três urnas eletrônicas para teste, sendo duas do interior e uma da capital.

No dia da eleição gera, três de outubro, em um ambiente semelhante ao de uma seção eleitoral, as urnas de lona são abertas e os votos digitados nas urnas eletrônicas. No final o resultado de cada urna de lona é comparado com o da urna eletrônica. Todo o ambiente é gravado para dirimir qualquer dúvida sobre o processo.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :