
O acesso destes eleitores às cabines de votação foi garantido em 2002, com a aprovação da Resolução 21.008, estabelecendo a criação das seções eleitorais adaptadas. Pelos estados, São Paulo detém o maior número de eleitores com deficiência, no total 67.967 pessoas aptas a votar.
DISTRIBUIÇÃO - Das necessidades constatadas, 53.172 pessoas têm deficiência de locomoção. Já eleitores com deficiência visual são 19.186 distribuídos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Segundo as recomendações do TSE, as seções especiais devem ser colocadas em locais de fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações, inclusive sanitárias, que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O prazo de cadastramento para dos eleitores com necessidades especiais transferirem seu título para uma seção adaptada terminou no dia 5 de maio. No entanto, caso um eleitor com deficiência que vote em uma seção não adaptada necessite de auxílio, ele pode informar sua condição ao mesário de sua seção que providenciará ajuda.
0 comentários :
Postar um comentário