Justiça Eleitoral disponibiliza 17 mil seções em todo o Brasil para eleitores com deficiência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá disponibilizar 17.904 seções adaptadas para que os 169.469 eleitores com deficiência possam exercer o direito de votar nas eleições marcadas para o próximo dia 3 de outubro.

O acesso destes eleitores às cabines de votação foi garantido em 2002, com a aprovação da Resolução 21.008, estabelecendo a criação das seções eleitorais adaptadas. Pelos estados, São Paulo detém o maior número de eleitores com deficiência, no total 67.967 pessoas aptas a votar.


DISTRIBUIÇÃO - Das necessidades constatadas, 53.172 pessoas têm deficiência de locomoção. Já eleitores com deficiência visual são 19.186 distribuídos nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Segundo as recomendações do TSE, as seções especiais devem ser colocadas em locais de fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações, inclusive sanitárias, que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O prazo de cadastramento para dos eleitores com necessidades especiais transferirem seu título para uma seção adaptada terminou no dia 5 de maio. No entanto, caso um eleitor com deficiência que vote em uma seção não adaptada necessite de auxílio, ele pode informar sua condição ao mesário de sua seção que providenciará ajuda.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :