A terra dos índios Icós terá a volta dos verdadeiros donos da terra pela telona do cinema. O município de Icó está entre os oito cearenses e mais de cem brasileiros selecionados para o Vídeo Índio Brasil 2010 (VIB), projeto de exibição de filmes com a temática indígena.
Durante os dias 31 de julho a 7 de agosto ocorrerá em Icó, simultaneamente em mais de 100 cidades do país, mostras de vídeos e filmes, seminários, oficinas e exposições. Uma semana cultural no qual o foco será a divulgação do índio, este símbolo nacional.
Além das cópias com os filmes selecionados para a mostra audiovisual, as cidades selecionadas receberão da produção do Vídeo Índio Brasil, temas relacionados ao Seminário “A Imagem dos Povos Indígenas no Século 21”, que irá para discutir as novas tecnologias da comunicação e o espaço que o índio tem na mídia brasileira.
HISTÓRIA - O Vídeo Índio Brasil se tornou um dos principais programas referentes à difusão das culturas indígenas no país. Este projeto segue a Convenção Mundial da Diversidade Cultural, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário.
O VIB teve início de uma mostra cinematográfica do 4º Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, em 2007, em uma realização do CineCultura. Em 2008, o projeto tomou forma eem duas edições (2008 e 2009) contaram com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), do Fundo Nacional de Cultura e do Programa Cultura Viva da Secretaria de Cidadania Cultural.
O festival teve ainda apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo. Em 2008, três cidades participaram do Vídeo Índio Brasil: Campo Grande, Dourados e Corumbá. No ano de 2009, o projeto ampliou seu circuito de exibição para sete cidades.
E neste ano de 2010, do Vídeo Índio Brasil irão participar, pela primeira vez, cidades de todos os estados brasileiros. Campo Grande (MS) é a cidade sede do evento desde 2008. Neste ano, o VIB recebeu 80 inscrições de produções audiovisuais com temática indígena feitas por índios, e não índios. O volume de inscritos neste ano é maior do que nas realizações passadas e tem origem em todas as regiões do país.
::: Veja abaixo as cidades cearenses que receberão o VIB 2010:
--> Ceará
Guaramiranga
Pacatuba
Independência
Icó
Fortaleza
Tianguá
Cariús
Chorozinho
Pentecoste
* Com informações do Vídeo Índio Brasil (VIB) e do blog Icó Cultural
0 comentários :
Postar um comentário