O maior reservatório está em estado de atenção devido ao aumento de água represada no reservatório. Segundo dados colhidos pelo Jornal O Povo, houve um aumento na sangria do Orós, que atualmente libera 735 metros cúbicos (m³) de água por segundo no rio Jaguaribe, e no Rio Salgado, que no Icó a avazão subiu de 440 para 640 m³ por segundo. Isso fez aumentar a quantidade de água que vai ao Castanhão.
Tudo isso já fez a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aumentar a vazão das quatro comportas, neste sábado (09), de 670 para 870 m³ por segundo. A possibilidade de abrir ainda mais e aumentar a saída de água para 1.000 m³ por segundo foi pensada, mas deixada de lado devido ao impacto nos municípios do Baixo Vale do Jaguaribe, que já enfrentam as consequências das enchentes.
CAPACIDADE AUMENTADA - O açude registra, segundo o último boletim, 96% de capacidade de armazenamento ou 6,43 bilhões de m3. Segundo o assessor da Cogerh, Yuri Castro, houve uma 'folga' no açude Banabuiu, com a redução an vazão em 200 m³ por segundo.
Os municípios de Itaiçaba e Limoeiro do Norte estão m estado de emergência. Mas há ameaça também em Tabuleiro do Norte, Russas e Jaguaruana, municípios próximos ao Castanhão. Atualmente o açude recebe 1.050 m³ por segundo.
0 comentários :
Postar um comentário