48 municípios ou 1/4 (25 %) dos municípios cearenses já fizeram a solicitação de decretação de situação de emergência junto à Defesa Civil Estadual. As chuvas fortes são a principal causa deste grande número de pedidos feitos no inverno deste ano de 2009.
O Governo está analisando cada caso e ainda não houve nenhuma homologação e confirmação de município nessa situação pela parte oficial. Segundo os números apresentados pelo Portal Verdes Mares, mais de 79 mil pessoas já foram afetadas pelas águas no Estado.
Desse número, cerca de 5.500 estão desabrigadas e mais de 11 mil estão desalojadas. Além disso, quatro pessoas morreram devido às enchentes, sendo duas no município de Bela Cruz, uma em Ubajara e outra em Frecheirinha. Também foram confirmadas 88 pessoas feridas.
COMISSÃO ACOMPANHARÁ SITUAÇÃO - Uma Comissão Especial, formada na Assembleia Legislativa para acompanhar os efeitos das chuvas nos municípios cearenses, deve apresentar em 60 dias o levantamento dos prejuízos em todas as cidades afetadas.
Além disso, a comissão quer acompanhar de perto a liberação dos recursos federais prometidos para a recuperação dos municípios mais afetados, onde foi decretado estado de calamidade. Os deputados que formam a comissão pretendem se reunir com a bancada federal para discutir o que pode ser feito para evitar a morosidade da saída e chegada dos recursos advindos da união.
0 comentários :
Postar um comentário