Em um relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, feito pela Agência Nacional das Águas (ANA) e divulgado este mês de abril, revelou que o Ceará possui a maior capacidade de armazenamento de água no Nordeste.Essa informação, entretanto, não corresponde necessariamente a reservatórios cheios. Este estudo inédito focou a situação operacional dos principais reservatórios de vários estados brasileiros. Na região Nordeste, foram cinco: Ceará, Piauí, Rio Grande de Norte, Paraíba e Bahia.
A partir disso, foi avaliado a quantidade, a qualidade, os usos da água e até os aspectos institucionais e de políticas públicas. Segundo informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídrícos (Cogerh), o relatório trouxe a vazão superficial do Ceará, que é de 62,43 m³/s. Deste valor, 32,02m³/s são utilizada para a irrigação, enquanto para o abastecimento público está sendo utilizado 29,98m³/s.
Ainda de acordo com as informações, o Ceará foi o segundo do Brasil a instituir uma política própria para os recursos hídricos, em 1992. Ele seguiu o exemplo de São Paulo, que estabeleceu normas de orientação à Política Estadual de Recursos Hídricos bem como ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
0 comentários :
Postar um comentário