Ex-Prefeitos, o impasse continua - De acordo com o art. 42º da Constituição Estadual, dia 31 de janeiro de 2009, era o último prazo para a apresentação das contas do Executivo (Prefeito Municipal) exercício 2008 à Câmara Municipal, devendo permanecer uma cópia a disposição de qualquer cidadão para consulta e apreciação durante todo o ano de 2009.
O último mês que o Icó enviou o SIM ao TCM, foi no mês de agosto, faltando setembro de responsabilidade de (Jaime Júnior, Evandro Juvino) e outubro/novembro/dezembro de responsabilidade de Dr. Cardoso Mota.
Acontece que cada um dos ex-prefeitos fica culpando um ao outro pelo não cumprimento Constitucional e ainda não se sabe qual o verdadeiro repasse da Prefeitura a Câmara Municipal do duodécimo.
Diante do exposto, é importante que os ex-prefeitos dêem explicações documentais, através deste noticiário e das rádios locais, para que a comunidade icoense saiba realmente quem é o culpado.
____________________
O impasse continua na educação - Falamos na edição anterior sobre o não pagamento das gratificações dos cargos comissionados da educação, agora o mais grave é que não receberam ainda nem as portarias de nomeações.
Recebemos denúncias e abaixo-assinados de algumas comunidades (Mandacarú, Sohidral, Humaitá...) reclamando a falta de professores, falta de transporte escolar e que a alimentação das creches tem sido apenas leite, farinha e açúcar.
Alertamos aos motoristas para não caírem nas mesmices, pois até esta data 12/03 ainda não foi feita a licitação do transporte escolar, portanto, sem a devida responsabilidade fiscal, os mesmos não receberão seus pagamentos.
__________________
Hospital Regional - A Comissão de Saúde, Cultura e Direitos Humanos da Câmara Municipal, esteve visitando e conversando com a Diretora Administrativa do HRI, Dra. Solange Andrade, com relação às inúmeras reclamações e insatisfações dos usuários nos serviços prestados pelo HRI.
De acordo com a Diretora foram feitas algumas melhorias neste início da administração, porém a comissão constatou in-loco, claramente que o HRI necessita de urgentes soluções nos pontos que deixam a desejar como: falta de capinagem na grama e matos, água parada no fundo do prédio, carência de profissionais e servidores, super lotação no atendimento de consultas, medicamentos limitados, apenas uma ambulância para atender a quase 70.000 habitantes, necessidade de investimentos no centro cirúrgico com equipamentos modernos, falta de equipamento de Raios-X para atender a demanda e falta de subsídios para custear despesas diárias.
Esta é realmente a função da comissão, que teve a frente os vereadores Marconier Mota, Júnior Dantas e Gilberto Barbosa, são necessários a sensibilidade e responsabilidade do prefeito com providências urgentes para o bom funcionamento da unidade hospitalar.
Agradecemos a colaboração da Dra. Solange Andrade e ao excelente profissional Trauma/ Ortopédico Dr. Antonio Montenegro que tem dado exemplos grandiosos de como tratar os pacientes. O relatório foi lido na sessão do dia 12/03 na Câmara Municipal e enviado cópia ao Prefeito Municipal, Secretária da Saúde, Ouvidor Geral e Diretora Administrativa do HRI.
__________________
De onde vem o dinheiro do nosso município? - As principais fontes de recursos para o nosso município são os repasses do Governo Federal e do Governo do Estado. Funciona da seguinte maneira: de cada imposto cobrado pelo Estado ou pela União, uma parte é para o nosso município. O Estado e a União cobram esses impostos e repassam uma fatia para a prefeitura.
De onde vem o dinheiro do nosso município? - As principais fontes de recursos para o nosso município são os repasses do Governo Federal e do Governo do Estado. Funciona da seguinte maneira: de cada imposto cobrado pelo Estado ou pela União, uma parte é para o nosso município. O Estado e a União cobram esses impostos e repassam uma fatia para a prefeitura.
Alguns desses repasses só podem ser gastos em determinadas áreas, como Educação e Saúde. Conheça a origem de alguns recursos do Icó para fiscalizar melhor a forma como ele está sendo gasto.
_____________________
* Texto escrito pelo vereador Flamarion Pereira (PP) e publicado no Jornal Notícias do Vale - edição 185
0 comentários :
Postar um comentário