A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou, na tarde desta quarta-feira de cinzas (26) os números totais das ocorrências no Carnaval 2009. Segundo o órgão, houve diminuição nos crimes violentos. A "Operação Carnaval" foi iniciada pela Secretaria a partir das 18 hs da sexta-feira (20) até às 6 hs desta Quarta-Feira de Cinzas (25). Os números foram considerados positivos, com lamentações quanto aos óbitos registrados no período carnavalesco.
NÚMEROS - Segundo os dados divulgados pela Assessoria de Imprensa da SSPDS, os crimes violentos letais intencionais - homicídios dolosos, à bala, à faca e outros meios como pedrada ou paulada,tiveram uma queda de 45 no ano de 2008 para 23 em 2009. Isso representou uma queda de 48,89%.
Para os casos de mortes não intensionais, os registros caíram de 37 casos em 2008, para 34 neste ano de 2009 (- 8,11%).
PRISÕES E AFOGAMENTOS- Houve um aumento das prisões, de 22 em 2008 para 29 este ano. Já nos casos de afogamento, houve uma diminuição de 10 casos (2008) para 6 casos (2009), com uma ressalva de 505 salvamentos a banhistas, nas prais e açudes do Ceará.
Os números foram apresentados pelo secretário Roberto Monteiro, que agradeceu pelo esquema e trabalho desenvolvido por cada um no sentido de garantir a ordem e o bem estar de todos.
A estratégia deste trabalho realizou patrulhamento a pé e motorizada nos locais mais visitados. Além disso, houve uma utilização mais intensiva de órgãos de inteligência, com uma otimização do desempenho do policiamento ostensivo. Também foi empregado o policiamento aéreo, com o emprego dos helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
0 comentários :
Postar um comentário