Brasil piora colocação no ranking mundial da corrupção

O Brasil piorou no quesito da corrupção, segundo os dados do Índice de Percepção da Corrupção, divulgado nesta terça-feira (23), pela organização não-governamental Transparência Internacional, e que aparece an matéria do Jornal cearense O Povo.

De um total de 180 países avaliados, o Barsil caiu da 72ª posição, no ano de 2007, para o 80º lugar neste ano, com a nota 3,5.

Na classificação da Transparência Internacional, os primeiros países da lista são aqueles em que há menor percepção de corrupção pela população.

A avaliação dá notas que podem começar do 0, para as nações mais corruptas, até o 10, os países menos corruptos. Na América Latina, o Chile ficou na melhor colocação e a Venezuela obteve o pior índice. Os países em que a percepção de corrupção é menor, e são considerados menos corruptos são Dinamarca, Nova Zelândia e Suécia. Entres os considerados mais corruptos estão Haiti, Somália, Iraque e Afeganistão.

O relatório da organização destaca a ligação entre a pobreza, instituições falidas e corrupção. Segundo a matéria, o domento ainda afirma que o fenômeno põe em risco “o combate global contra a pobreza, ameaçando arruinar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio traçados pela Organização das Nações Unidas”.

O índice não mede objetivamente a corrupção, mas sim como o conjunto da sociedade percebe subjetivamente o problema em cada país. O índice é criado a partir de empresários e analistas de diversas nações, que são convidados a dar sua opinião sobre o assunto.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :