Icó é a 5° pior cidade do Ceará no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM)

A cidade de Icó teve seu índice de desenvolvimento divulgado através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), da Firjan, e apareceu nas últimas colocações do Ceará.

O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulgou os indicadores para todos os 5.564 municípios brasileiros, que retratam as três principais áreas do desenvolvimento humano: emprego e renda, educação e saúde.

O IFDM supre a inexistência de um parâmetro para medir o desenvolvimento sócio-econômico dos municípios e distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. O mais bem-sucedido entre os demais indicadores, o IDH-M, criado pela Organização das Nações Unidas, por exemplo, baseia-se em dados do censo demográfico, realizado apenas a cada dez anos.




ICÓ - Os dados da cidade de Icó são de 2005, e se comparados com os dados de 2000, a cidade parou no tempo e nos indicadores. Apesar de uma melhoria nos números, outras cidades melhoraram ainda mais do que o Icó. O resultado está em diversos jornais do Ceará e mostram a situação da falta de emprego de Icó.

Trazemos esses dados com EXCLUSIVIDADE para os internautas. A cidade está, segundo a última pesquisa, na 5° pior colocação, à frente apenas de Ibaretama, Ipaporanga, Saboeiro e Parambu.



A queda de Icó foi forte, pois na pesquisa de 2000 a cidade aparecia na 142° colocação, e agora na 180° posição, de 184 municípios do Ceará.

RAIO X DE ICÓ - A cidade de Icó tinha a nota para seu índice de Desenvolvimento Municipal de
0,387932 em 2000. Em 2005, o índice subiu para 0,403439. Apesar do crescimento de 4% neste índice, o Icó cresceu menos do que a maioria dos municípios do Ceará.



A diferença de 2000 para 2005 foi a piora na saúde e no emprego e renda, segundo o estudo. O Icó teve a quda no índice da saúde de 0,5741, em 2000, para 0,5527, em 2005. Outra queda foi na área de emprego e renda, de 0,1539, um número já péssimo, para 0,1367.

Os dados apenas confirmam a falta de emprego presente na cidade, agora em números, além da saúde que precisa de urgentes melhorias. O mais "interessante" dos dados é de que o Icó, que deveria ter mais oportunidades que cidades menores do que ela, não tem.



Um exemplo desse dado é na área de emprego e renda, onde a nota de Icó, de 63.262 habitante, é de 0,1367. A cidade de Senador Sá, que detém de 6.274 habitantes, tem a nota de 0,2042. Isso significa que o Icó não tem condições de gerar emprego ao seu povo, e agora isso se comprova nestes números de uma insituição de prestígio e renome nacional.

Através destes dados, apressentados pelo "Icó é Notícia", observamos que o seu índice, conforme a FIRJAM, é regular, mas se observarmos todos os 179 municípios a frente da cidade, vemos que está péssimo.

Outro dado mostra que, de 5.564 municípios do Brasil, o Icó aparece nas últimas posições, na 5340° colocação, o que mostra o atual abandono da palavra "crescimento" e "desenvolvimento"da cidade.

O Icó está entre as 130 piores cidades do Brasil em emprego e renda, na colocação 5429°. A situação fica um pouco melhor no quesito educação, com a posição 4575°, mas ainda entre os 1.000 piores do Brasil. Na saúde, o Icó está na 4866° colocação, e continua nos piores lugares.

É essa, infelizmente, a realidade atual de Icó, que não poderíamos deixar de mostrar, principalemte em época eleitoral, para que se busque um caminho de melhorias para o município.


VEJA OS DADOS COMPLETOS ATRAVÉS DO RANKING IFDM DO BRASIL






As fontes de dados do IFDM são oficiais e sua metodologia permite a comparação quantitativa serial e temporal dos municípios analisados, possibilitando inclusive a agregação por estados. A comparação entre municípios ao longo do tempo mostra, com precisão, se uma melhor posição no ranking se deveu a fatores exclusivos de um determinado município ou à piora dos demais. A comparação absoluta de cada município permite medir se a efetividade das políticas públicas resulta em melhores condições sócio-econômicas da população

Todos os anos o IFDM será divulgado e a sociedade poderá acompanhar a evolução do desenvolvimento dos municípios brasileiros e os resultados da gestão municipal.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :