Procissão de Nossa Senhora Sant'Ana encerra festejos no distrito de Icozinho e na cidade de Iguatu


Hoje é uma data muito especial para o distrito de Icozinho, no município de Icó, além da vizinha cidade de Iguatu. Hoje se comemora o dia de Nossa Senhora Sant'Ana, padroeira do distrito icoense e da cidade iguatuense.

E hoje acontece a procissão nas ruas dos referidos locais para pedir bençãos e agradecer às graças alcançadas pelos fiéis da santa, que é a mãe de Maria, Nossa Senhora.



CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSA SENHORA SANT'ANA -

O nome de Santa Ana ou Sant'Ana vem do latim "Anna", que por sua vez deriva do hebraico transliterado "Hannah", que significa "Graça". Ana foi a mãe de Virgem Maria e avó de Jesus Cristo.

Segundo a enciclopédia Wikipédia, os dados dos pais de Maria são legados ao Proto-Evangelho de Tiago, obra citada nos mais diversos estudos dos padres da Igreja Ocidental, como Epiânio e Gregório de Nissa.

Santa Ana pertencia à família do sacerdote Aarão, e seu marido Joaquim pertencia à famíliar real de Davi. Joaquim (São Joaquim) fora sencurado por um sacerdote por não ter filhos, o que era considerado uma desgraça na época. Além diso, Sant'Anna já era idosa e estéril. Confoiando no poder de Deus, Joaquim foi ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali, um anjo do Senhor apareceu-lhe e disse que Deus haiva ouvido as suas orações.

A partir disso, Joaquim reotrnou à sua casa e após algum tempo, sua mulher, Santa Ana ficou grávida. A filha deles foi o prêmio da paciência e da resignação pela esterilidade que ambos sofriam. O casal morava em Jerusalém, onde hoje está a Basílica de Santana.



DEVOÇÃO POR NOSSA SENHORA SANT'ANA -

A devoção por Nossa Senhora Sant'Ana, bem como de São Joaquim, ambos pais de MAri, é bastante antiga. Eles foram cultuados desde os primeiros séculos. No mundo ocidental, a devoção a Santa Ana vem do século VIII, quando no ano de 710 sua relíquias doram levadas de Israel para Constantinopla, hoje Istambul, Turquia. Essas relíquias foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, e a maior parte delas está na Igreja de Sant'Ana, em Düren, Alemanha.

O culto a Santa Ana tornou-se popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV oficializou o seu culto. E em 1584, o Papa Gregório XIII fixou a data da festa em 26 de julho, estendida para toda a Igreja pelo Papa Leão XIII.


FESTA EM ICOZINHO E IGUATU - A festa acontece no Icozinho, distrito de Icó, há muitos anos, mas a maior festa e uma das mais atigas celebrações católicas vem de Iguatu, que desde 1739 cultua a santa, época em que a cidade se denominava Telha e era pertencente ao Icó, que era uma das poucas vilas do Ceará.

Além de Iguatu e do dstrito de Icozinho, em Icó, mais 10 cidadeas cidades festejam a santa como padroeira: Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :