Uma nova lei, criada com o objetivo de reduzir os casos de câncer de mama e de colo do útero, repassa ao Governo Federal o compromisso de, até o dia 30 de abril de 2009, ampliar o atendimento gratuito de mamografia e de Papanicolau, caso as mulheres já tenham iniciado a vida sexual.
A lei 11.664/08 tem como autor o deputado federal gaúcho Enio Bacci (PDT-RS) e seve melhorar a prevenção da doença, já que, até hoje, os exames são feito de graça, mas apenas quando as mulheres já apresentam alguns sintomas da doença.
Segundo o Jornal do Senado, a nova lei estabelece assitência integral à saúde da mulher, desde o trabalho informativo e educativo, até detecção, tratamento e controle ou pós-tratamento do câncer de mama e de colo do útero.
Este projeto visa diminuir os casos da doneça e conseguiur diminuir a taxa de mortalidade. Mais de 50% das brasileiras om mais de 50 anos nunca fez uma mamografia. Além disso, a cada ano aparecem 50 mil novos casos de câncer de mama no brasil e 95 % deles poderiam ser curados, se fossem setectados precocemente. É esse percentual de mulheres curadas que o projeto uqer conseguir com a nova medida.
-
Comentar no Site
-
Comentar usando o Facebook
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário