A cidade de Icó será uma das cidades, junto com Morada Nova, no Ceará, que receberão cinco novos centros digitais no total.
As instalações serão localizadas no Perímetro Irrigado e fica a cargo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).
A previsão é de que já estejam em funcionamento este ano os Centros Rurais de Inclusão Digital (Crids) nos municípios.
Os locais são laboratórios de informática que se caracterizam por oferecer acesso grátis de internet para a comunidade local.
A gestão desses locais, segundo o Diário do Nordeste, ficará com a comunidade dos irrigantes, e com mediação feita pelas escolas municipais.
O responsável pelo desenvolvimento do projeto é o Laboratório de Multimeios da UFC, e o Dnocs participa com os equipamentos e a logítica.
Em Icó, um centro digital está em processo de instalação e ainda deverá receber mais três centros, todos localizados no Perímetro Irrigado. O município de Morada Nova ficará com 2 centros digitais.
Os critérios para a escolha dos municípios, entre eles o Icó, são principalmente o isolamento e o interesse da comunidade, que contará com um meio que os levará a fazer contato com o mundo através de pesquisas e usos de comunicação, o que não ocorria antes na localidade.
Voluntários irão ser formados através de um curso com duração de 7 meses, para ajudar na utilização do centro digital da cidade. Uma equipe de gestores e professores irão até o centro, durante 3 dias, toda a semana.
BLOG APÓIA - Este projeto é pioneiro e é mais um motivo de orgulho para o Icó, que fica mais perto da ferramenta da internet, em contato com o mundo e conectados à rede e à pesquisa. torcemos para que essa iniciativa dê certo e que se use para o bem da comunidade local.
1 comentários :
Vc sabe mim dizer se este projeto se concretizou no P.I. de Icó? Porque no Perpimetro de Morada Nova não passou de mais uma falásia.
Postar um comentário