Muitos foram os fatores que levaram o nosso município ao declínio, como por exemplo, a cólera, que assolou nossa cidade por volta do ano de 1864, chegando a matar 50 pessoas por dia na época de maior incidência e levando muitas pessoas a deixarem a cidade.
Outros fatores agravadores dessa situação, foi a seca de 1877 a 1879 que liquidou os praticamente os rebanhos, primordiais à economia da região, e deixando a agricultura como atividade inexpressiva.
Junta-se a isso, o fato de não aceitação por parte da população, a passagem da estrada de ferro que passaria no Icó, para selar de vez o declínio dessa grande cidade.
É triste ver o município mais populoso do estado do Ceará, entre o século XIII e XIX, definhar, seja por fatores de origem natural, social ou político.
Mesmo hoje, vemos quão pouco é o desenvolvimento do nosso município, se antigamente era a cólera, a seca e a falta de visão de seus administradores, atualmente, nas últimas décadas, vemos os iteresses paticulares se sobreporém ao desenvolvimento do município.
Mais que isso, vemos a população a Míngua das instituições muinicipais públicas, que cerceiam a liberdade, influeciando na escolha do administrador, como também, dependente de favores e ajuda econômica, que se comprova nos meses e dias que antecedem as eleições, caracterizando assim a velha indúsria da seca.
-
Comentar no Site
-
Comentar usando o Facebook
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário