Icó concorre ao selo Unicef


A cidade de Icó está entre os 164 municípios cearenses inscritos na 5° edição do Selo Unicef – Municípios aprovados, que ocorre este ano.

Poucos foram os municípios que ganharam esse reconhecimento desde a criação do projeto.

Para o Icó vencer a edição deste ano, o município deve estimular e conseguir melhorar os indicadores de qualidade de vida. Para não haver prejudicado pela limitação técnica e financeira de cada município, o Unicef dividiu grupos, de acordo com as semelhanças das realidades sócio-econômicas.

São utilizados os número do PIB (dinheiro gerado na cidade), taxa de urbanização, média de estudo dos chefes de família, percentual dos municípios abastecidos com água e que tenham esgotamento sanitário.

Além disso, é conferido o percentual do PIB em relação ao estado, ou seja, a representação da riqueza gerada no município e sua importância para o estado.




AVALIAÇÃO – A avaliação é feita em 3 eixos:

* Impacto Social – O comportamento dos indicadores de educação e saúde em um período;

* Gestão de Políticas Públicas – São checados a educação municipal, serviços de saúde da criança e do adolescente e a construção da cidadania;

* Participação Social – Participação política de adolescentes, educação ambiental, cultura popular e educação.

O selo premia a cada 2 anos e ao final da avaliação é dado a nota por meio de uma cor. A cor verde é de aprovado, e a vermelha é o reprovado.


SELO UNICEF – O selo foi criado em 1999 para os 184 municípios do Ceará, visando estimular a organização e o trabalho comunitário. Esse projeto auxilia as gestões de cada cidade, para que se tornem inovadoras e participativas nas áreas de Direitos, Educação e Saúde para Crianças e Adolescentes.

O “Selo” confirma e certifica as gestões municipais que conseguiram se destacarem e atingir as melhorias entre os jovens.




EM 2000 - A primeira edição ocorreu em 2000 e teve a participação de 170 municípios cearenses. Desses, somente 27 atingiram a meta e conseguiram uma melhoria na qualidade de vida. O Icó não ganhou o selo, mas cidades vizinhas como Orós e Jucás receberam o prêmio.



Edição 2002 - 180 cidades cearenses se inscreveram para o Selo Unicef. Aumentaram o número de inscritos e também os ganhadores. Foram 34 os vencedores do ano, que receberam a certificação. Destacam-se na região Jucás e Aracati, ambos com a 2° conquista, e Cedro.



Edição 2004 – Nesse ano diminuiu o número de inscritos, comparado a edição anterior, de 180 para 161 cidades. Porém, aumentou o número de municípios que ganharam a certificação: 52. Muitos foram os municípios ganhadores na região: Acopiara, Barbalha, Brejo Santo, Jucás, Russas e Solonópole. Jucás e Sobral atingiram a terceira conquista.



2006 - Nesse ano o Selo Unicef se expandiu além-Ceará e passou a ser uma das principais ferramentas do Pacto “Um mundo para as Crianças e Adolescentes no Semi-Árido”. A partir disso, o Selo passou a fazer parte de 11 estados (Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo). Dos 1.500 municípios, 1.176 se inscreveram.

O projeto continuou o modelo original, mas se dividiu em 3 eixos: Impacto social, gestão de políticas públicas e mobilização social.


O site do Unicef não disponibilizou ainda os vencedores do ano de 2006.



SELO 2008 - O selo 2008 tem 164 municípios inscritos. Na região ao os seguintes: Icó, Acopiara, Aracati, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Cedro, Crato, Iguatu, Jaguaribe, Jucás, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Missão Velha, Orós, Pereiro, Quixelô, Russas e Várzea Alegre.



QUEM É O UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância foi criado em 1946, com o objetivo de proteger as crianças e os adolescentes. É um dos órgãos da ONU – Organização das Nações Unidas – e trabalha na defesa dos direitos da infância. Busca também ajudar aos jovens a satisfazerem suas necessidades básicas de vida. O Unicef está presente em atualmente 162 países.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :