Ceará tem 1 médico para cada 1.111 pessoas


O estado do Ceará ocupa uma das piores posições no Brasil na relação proporcional de uma quantidade de médicos por grupo de pessoas. Os dados são da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e divulgada pelo Diário do Nordeste. (Foto: http://www.acheiusa.com/)

Segundo as informações a proporção de médico/população está em 1 médico para 1.111 pessoas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1 médico para cada mil habitantes. O Brasil tem uma média de 1 médico/ 595 habitantes e ocupa a 84/ posição no mundo, entre os 174 países.

O Ceará está ocupando a 21° colocação no Brasil e a 7/ colocação no Nordeste, a frente apenas do Piauí e Maranhão.

No estado, a cidade de Fortaleza apresenta o melhor índice, com a relação 1/498, na 41° colocação no Brasil, seguido de Crato (1/1.163), Sobral (1/1.186), Juazeiro (1/1.514) e Caucaia (1/9.187).

Esses números mostram a falta de médicos no interior do estado e repetem a contradição de uma capital que dispõe da maioria dos médicos e tem infra-estrutura, porque há recursos maciços do estado, e o interior dependente da capital, com recursos escassos e investimentos paliativos.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :