Segundo informações do Jornal O Povo, a região Norte do Ceará é a região mais sísmica do Brasil. Em 3 cidades do Ceará, foram constatados 750 abalos de pequena intensidade, desde o mês de janeiro.
Apesar do incomum tremor que ocorreu na terça-feira passada, 22, em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, os tremores registrados no Ceará e no vizinho Rio Grande do Norte são mais comuns do que se imagina.
Porém, é no Ceará, e principalmente em Sobral, Meruoca e Alcântaras estão situados no contorno de comuns abalos sísmicos no estado. Segundo os moradores, foram relatados casos de desmaios e muitos prejuízos ocorridos em fevereiro. O último grande abalo registrado na região foi no início de abril, de 5,2 graus na escala Richter, que mede a intensidade dos abalos.
O Brasil fica no meio da placa tectônica sul-americana, o que diminui e torna muito difícil ocorrer possíveis tremores. Porém, a região Nordeste fica próxima a borda da placa, e junto a isso ocorre uma acomodação das terras, o que aumenta a chance de ocorrer futuros abalos. Só no período de 1986 a 1996 foram registrados 60 mil pequenos abalos no Rio Grande do Norte.
-
Comentar no Site
-
Comentar usando o Facebook
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários :
Postar um comentário