Peixes com larvas aparecem no Rio Salgado em Icó

Um dos fatos mais repercutidos durante a semana na cidade de Icó, peixes das espécies piau e curimatã que foram pescados no Rio Salgado apareceram com larvas dentro dos mesmos. Eles foram pescados no Conjunto Pedrinhas.

Diante de várias ocorrências relacionadas aos pescados, que tinham em seu interior larvas, a vigilância sanitária local realizou a coleta de amostras dos peixes para que sejam enviadas para análise em laboratório e identificar qual tipo de larva e que providências devem ser tomadas.

Conforme o  coordenador da Vigilância Sanitária de Icó, Fabrine Alexandre dos Santos, o mesmo orienta a população a procurar o órgão e a evitar o consumo de pescado com larvas.

IGUATU COM CASO SEMELHANTE - O fato se assemelha ao ocorrido recentemente em Iguatu, que no mês passado, na  localidade de Quixoá, banhada pelo Rio Jaguaribe, registrou a existência de larvas dentro se peixes pescados pelos moradores.

Naquele caso, os exames realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ] apontaram que os parasitas são do gênero clinostomun e causam a doença em pontos amarelos, que pode resultar na morte do pescado. Neste sentido, conforme verificado pelos biomédicos, o homem pode adquirir o contato com a larva através do banho em rios onde a larva sai do peixe ou caramujo, podendo penetrar a pele humana, e não é recomendado consumir o peixe infestado. A larva fica localizada nos músculos do peixe podendo afetar a faringe humana.

Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :