III Concurso Literário Icoense - CLIC - divulga resultado final

A Associação Filhos e Amigos de Icó [AMICÓ] e o Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO, divulgaram, neste domingo [30], o resultado final com os vencedores e os participantes que ganharam menção honrosa no III Concurso Literário Icoense [CLIC] Poeta José de Oliveira Neto.

O resultado completo seria divulgado em meados de 2015 e início deste ano, porém problemas técnicos concernentes ao julgamento dos textos adiaram a divulgação e posterior envio do material de premiação do Concurso Literário, sem contudo prejudicar a avaliação do trabalho artístico enviado pelos participantes. A informação, com os respectivos esclarecimentos, foi divulgada aos participantes via e-mail e telefone, juntamente com os respectivos resultados das categorias.

CLIC - O Concurso foi criado em 2013 para ampliar a ação do ICOZEIRO no âmbito da literatura e oferta uma premiação aos três primeiros lugares nas categorias Poesia, Conto, Crônica, Cordel, Artigo de Opinião e Charge.

Neste ano, cerca de 150 textos foram recebidos de 80 pessoas de todo o Brasil, além de Romênia, Japão e Portugal. Os vencedores recebem certificados e uma premiação especial do Festival da Cultura Icoense.

O CLIC busca estimular, fomentar e incentivar o fazer textual em Icó e potencializar o intercâmbio literário a nível nacional e internacional. A ideia visa apresentar e reconhecer o trabalho realizado pelos autores icoenses, que tem seus trabalhos enviados aos vencedores, além de buscas reunir a linguagem literária dentro do Icozeiro de forma a possibilitar ampliar a visão literária em Icó, berço de destaques na Cultura do Brasil.

POETA JOSÉ DE OLIVEIRA NETO - O Concurso recebe o nome e homenageia um dos grandes poetas icoenses, com relevante trabalho para a Cultura local, regional e estadual, o poeta José de Oliveira Neto. Zé de Oliveira, como era mais conhecido, nasceu em 27 de março de 1933, foi violeiro, repentista, trovador, poeta e escritor. Deixou pronto "Esta Poesia é Minha" e outras 12 obras. Conhecido como mestre da poesia icoense, faleceu dia 29 de novembro de 2004. 

RESULTADO FINAL COMPLETO

POESIA

1º LUGAR - "CORAGEM"
THAIS PEREIRA DO AMARAL
CAMPINAS-SÃO PAULO

2º LUGAR - "POEMA DA DESPEDIDA"
JOSÉ EUGÊNIO BORGES
MARAGOGI-AL

3º LUGAR - "EU & EU"
YAGO TADEU DE SOUZA
ELDORADO-SP

MENÇÃO HONROSA 1 - "RETRATO"
ELISANDRA CORREA DE CAMPOS
PIRACICABA-SP

MENÇÃO HONROSA 2 - "MAU DA HUMANIDADE"
YAGO TADEU DE SOUZA
ELDORADO-SP

MENÇÃO HONROSA 3 - "MEU BRASIL"
ROBINSON SILVA ALVES
COARACI-BA

CONTO
1º LUGAR - "EXISTÊNCIAS"
JOSÉ EUGÉNIO BORGES DE ALMEIDA
MARAGOGI-AL

2º LUGAR - "AQUELE DOCE SONHO NÃO SE ENCONTRA EM QUALQUER ESQUINA"
GERALDO TROMBIN
AMERICANA-SP

3º LUGAR - "VELÓRIO"
WINSTON CARLOS MARTINS JÚNIOR
UBERLÂNDIA-MG

MENÇÃO HONROSA 1 - "MARIA"
JOSÉ EUGÊNIO BORGES DE ALMEIDA
MARAGOGI-AL
CORDEL

1º LUGAR - "O CORDEL DA EMBROMAÇÃO"
GERALDO TROMBIN
AMERICANA-SP
CRÔNICA
1º LUGAR - "VIA CRÚCIS"
SINVAL FARIAS
FORTALEZA-CEARÁ

2º LUGAR - "ALGURES"
JOSÉ EUGÊNIO BORGES
MARAGOGI-AL

3º LUGAR - "AS LENTES DA VIDA"
THAIS PEREIRA DO AMARAL
CAMPINAS-SÃO PAULO
MENÇÃO HONROSA - "ENQUANTO"
GERALDO TROMBIN
AMERICANA-SP
NOTA DE ESCLARECIMENTO - Prezados participantes do III Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto do V Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2015,

De antemão a organização desta ação literária pede nossas sinceras, humildes e sentidas desculpas pela demora significativa no tocante à divulgação do resultado, bem como dos encaminhamentos concernentes a ultima edição do Concurso Literário.

Sabemos desta situação e, por isso, de forma detalhada, explicamos o motivo que atrasou a resposta para todos os participantes, bem como da divulgação do resultado e envio de certificados e premiações.

Ao tempo em que foi realizado a captação de inscrições na última edição, a comissão julgadora, composta de voluntários especializados na área literária registrou problemas de contato com nossa produção e os mesmos, contribuindo para o atraso na apreciação dos textos enviados, contudo sem o prejuízo de avaliação aos mesmos.

Juntamente ao fator citado anteriormente, nossa equipe geral do evento teve redução significativa, o que atingiu de sobremodo a atividade principal do evento e os eventos paralelos, neste caso incluindo o CLIC. Assim, o cronograma informado foi completamente atropelado, prejudicado ainda mais pelo fator anterior.

Outra situação que deixou a análise dos textos do CLIC a posteriori diz respeito à problemática econômica que atingiu a Associação AMICÓ, realizadora do Festival ICOZEIRO e, também, do Concurso Literário. Os custos do Festival ICOZEIRO 2015 ultrapassaram o valor arrecadado, de forma que o período de captação de recursos se estendeu até após o evento, e consequentes pagamentos e obrigações do evento maior, também atingindo o CLIC.

Assim, somente agora, com estas etapas avançadas em sua grande parte, podemos trazer uma informação mais palpável, de forma a ser éticos não comente com vocês que engrandecem este Concurso Literário, mas conosco também, no sentido de termos uma resolutividade e continuidade desta ação literária.

Das categorias e seus respectivos resultados, a Comissão Julgadora está nos enviando os resultados das mesma forma como sempre trabalhamos. Com a identificação repassada a eles através de letras e números (exemplo - Poesia: Texto 4A), de forma a manter a transparência e a ética na análise e posterior divulgação do resultado. 

Vale lembrar que ao primeiro lugar de cada categoria será enviado, juntamente com o certificado, um livro de poesia de um escritor icoense. Aos demais classificados, um certificado e cordéis. Mais uma vez nossas desculpas e esperamos contar sempre com a compreensão de todos.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :