Direitos para a população afrodescentende é destaque no Cine dos Icós neste domingo

Memória, História Oral e o Cinema estarão presentes no próximo domingo (22), gratuitamente, a partir das 19h, no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, no Cine dos Icós.

Preservado na memória coletiva da comunidade quilombola de Barra de Aroeira, Santa Tereza, Tocantins, Félix José Rodrigues será trazido à tona pelo cineclube, dentro da programação do Circuito Difusão da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo.

O documentário tem a direção de Edson Fogaça (72 min, DF) e destaca a história de um ex-escravo, que segundo os relatos orais e a tradição teria lutado na Guerra do Paraguai e recebido das mãos do imperador D. Pedro II uma grande extensão de terras no antigo norte de Goiás, por sua atuação destacada no conflito.

A película aponta a perda do documento original, após a sua morte, leva seus descendentes a uma saga que já dura mais de 50 anos, na qual, um dos objetivos, é comprovar a história e recuperar o território original, hoje ocupado por inúmeras fazendas e por duas cidades. A exibição é gratuita e livre e logo após a exibição acontecem os debates sobre as temáticas abordadas.

CINE DOS ICÓS - O projeto de cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós foi Iniciado no ano de 2010 e é uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), criado com o objetivo de implantação de salas de exibição digital em cidades históricas brasileiras, das quais fazem parte, no Ceará, o Icó, Aracati e Sobral.

O cineclube realizou atividades até o ano de 2012, e retomou exibições em 2015. A Secretaria do Audiovisual forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional. Após a exibição dos filmes, são realizados debates, visando estimular a reflexão e um convite à participação da população local.

MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS - A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal. O circuito principal da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2015 em todas as capitais do país.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra há uma década o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.

SERVIÇO:
Cine dos Icós - "Félix, o Herói da Barra"
10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo - Circuito Difusão
Local: Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
Data: 22 de Maio (Domingo)
Horário: 19h
Entrada: Gratuita

* Assessoria de Comunicação do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :