Cine dos Icós do Teatro Municipal de Icó é selecionado pela 15ª Mostra do Filme Livre

Destacar a produção independente do cinema nacional. Este é o foco principal da Mostra do Filme Livre [MFL], evento que chega em 2016 a sua 15ª edição e visa projetar os trabalhos relacionados à sétima arte pelas capitais e interior do Brasil.

Neste cenário, o Cine dos Icós, cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, foi selecionado para integrar o circuito nacional de exibição das películas gratuitamente no mês de agosto.

EXIBIÇÕES - Duas sessões estão programadas, dentro da ação dos "Cineclubes Livres", nos dias 13 e 14 de agosto, sábado e domingo, respectivamente, a partir das 19h, com entrada grátis. Após a exibição dos filmes, são realizados debates, visando estimular a reflexão e um convite à participação da população local.

No dia 13 de agosto, a sessão "Mundo Livre", com trabalhos cinematográficos de brasileiros no exterior, irá apresentar os curtas "Parque Soviético" [10 min, RJ] e Sugra Freeze [10 min, RJ], além dos médias metragens India Wells [17 min, SP] e Escape From my Eyes [33 min, RJ].

A Sessão Premiados I, com três peliculas premiadas pela curadoria da MFL 2016, será exibida no domingo, dia 14 de agosto, com os médias metragens Ruby [17 min, RS], Subsolos [33 min, MG] e Carruagem Rajante [22 min, RJ].

CINE DOS ICÓS - O projeto de cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós foi Iniciado no ano de 2010 e é uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), criado com o objetivo de implantação de salas de exibição digital em cidades históricas brasileiras, das quais fazem parte, no Ceará, o Icó, Aracati e Sobral. Neste ano, o Cine dos Icós já foi selecionado para fazer parte do Circuito Difusão da 10ª Mostra CInema e Direitos Humanos no Mundo. O cineclube ainda conta com filmes da Programadora Brasil em um representativo catálogo do cinema nacional.

MFL - A Mostra do Filme Livre é uma produção da WSET Multimídia, Lei do Incentivo à Cultura e Centros Culturais Banco do Brasil. É uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal. No âmbito nacional, serão exibidos 205 filmes selecionados dos 1.342 inscritos, a maioria [90%] feito sem verbas públicas, ou seja, filmes independentes.

Além de exibições nos Centros Culturais Banco do Brasil espalhados pelo país, cineclubes estão se inscrevendo para participar da ação "Cineclubes Livres", que são "zonas autônomas temporárias onde podemos sonhar com novos caminhos de distribuição do cinema brasileiro", de acordo com a MFL.

Desde 2006 são realizadas sessões da Mostra do Filme Livre em Cineclubes. Ao longo desse tempo mais de 100 Cineclubes diferentes exibiram a MFL. Em 2015, 70 cineclubes diferentes de 60 cidades, espalhadas por 22 estados brasileiros, realizaram 81 exibições para 2.643 pessoas.

* Assessoria de Comunicação do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :