Cine dos Icós tem programação especial neste fim de semana da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Infância, Direito à memória e à verdade, combate à pobreza, direito à educação, direito à participação política e diversidade religiosa serão debatidos.

Após realizar a abertura oficial do Circuito Difusão da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, o Cine dos Icós irá contar uma programação especial neste final de semana, com quatro películas que serão exibidas no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, no sábado (23) e domingo (24).

As exibições acontecem neste sábado (23), a partir das 19h, e domingo (24), às 19h30, todas gratuitas e dentro de uma programação especial do cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, que está inserido na ação nacional. Logo após as exibições acontecem os debates sobre as temáticas abordadas.

No sábado (23), o longa metragem 500 - Os bebês roubados pela ditadura argentina (Argentina/Brasil, 2013, 100 min) irá se descortinar nos anos de 1976 a 1983, quando nossos vizinhos argentinos viveram este período que, dentre vários fatos, viu o sequestro de bebês e crianças filhos de presos e desaparecidos políticos. Nesta época, a atuação das Avós da Praça de Maio reforçou esta luta contra a ditadura e suas ações contra os direitos humanos.

Domingo (24) contará com a exibição de um média metragem e dois curtas metragens. Abraço da maré (Brasil, 2013, 16 min) é um documentário que destaca a história de uma família ribeirinha que mora em uma casa de taipa às margens do Rio Potengi, no Rio Grande do Norte. Neste espaço, a dualidade entre o mangue e o asfalto e entre a natureza e a cidade é refletida.

O muro é o meio (Brasil, 2014, 15 min) apresenta picações de protestos nos muros da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), onde são colocados os os gritos de revolta pela falta de segurança, estrutura e qualidade de ensino. O documentário aponta esta ação enquanto forma de indignação, reivindicação e comunicação.

A obra de ficção Do meu lado (Brasil, 2014, 14 min) destaca a vida de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, que começam a se cruzar quando a infiltração abre um buraco na parede que divide as duas casas.

CINE DOS ICÓS - O projeto de cineclube do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós foi Iniciado no ano de 2010 e é uma ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC), criado com o objetivo de implantação de salas de exibição digital em cidades históricas brasileiras, das quais fazem parte, no Ceará, o Icó, Aracati e Sobral.

O cineclube realizou atividades até o ano de 2012, e retomou exibições em 2015. A Secretaria do Audiovisual forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional. Após a exibição dos filmes, são realizados debates, visando estimular a reflexão e um convite à participação da população local.

MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS - A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

O circuito principal da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2015 em todas as capitais do país. A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra há uma década o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :