Festival Icozeiro 2015 homenageará Aldo Monteiro (in memoriam) e Getúlio Oliveira

O V Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO - definiu os homenageados da edição de 2015 do evento, realizado entre os dias 18 e 30 de dezembro próximo no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, Ceará.

O Festival de artes integradas irá homenagear de forma póstuma o ex-prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, que dá nome ao local de realização do evento, o Centro de Arte e Cultura, que militou na advocacia e foi um dos gestores que mais investiu em Cultura no município icoense.

A homenagem do Icozeiro ainda será feita ao advogado, poeta e escritor Raimundo Getúlio Pereira de Oliveira, mais conhecido por Getúlio Oliveira, ex-secretário de Cultura e Educação de Icó e com trabalho voltado à Cultura local.

O V Festival da Cultura Icoense 2015 é um evento de artes integradas com ações sociais e voltado ao Meio Ambiente, considerado a maior ação cultural independente das regiões Centro Sul e Vale do Salgado cearense. Integram a programação de 13 dias eventos paralelos, como Campanha de Doação de Sangue do Hemoce e parcerias com entidades como SESC Ceará - Unidade Iguatu e Universidade Federal do Cariri [UFCA].

ALDO MARCOZZI - Nascido no dia 03 de fevereiro de 1939 e falecido dia 03 de maio de 2009, formou-se em Direito pela UFPB em 1980. Foi vereador da cidade de Icó, entre 1967 e 1970, secretário de Educação de Icó e prefeito da cidade icoense, eleito em 1982.

Em 1985, foi eleito presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará [Aprece]. Em 1989, assumiu a Coordenação Estadual da Fundação Educar, por designação do então presidente da República, José Sarney. Foi criador da bandeira do Município e do brasão do Icó, ressaltando simbolicamente a importância história do município de Icó.

GETÚLIO OLIVEIRA - Advogado, poeta e escritor, fundou em 1988 o jornal Folha do Salgado, que mais tarde tornar-se-ia Notícias do Vale e, novamente, Folha do Salgado. O trabalho com o periódico durou até 2011.

Filho do poeta José de Oliveira Neto, que deixou marcas na poesia do sertão cearense, e irmão do também poeta Rogaciano Oliveira, Getúlio foi secretário de Cultura e de Educação de Icó. Um dos entusiastas da Cultura icoense, Oliveira é pesquisador cultural e publicou livros, sendo o mais recente intitulado "Canto, Batuque e Louvor", e com mais alguns a serem lançados.

SERVIÇO:
V Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO
18 a 30 de dezembro de 2015
Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro [CACPAMM], no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Icó, Ceará
Entrada: Gratuita

* Com informações da Assessoria de Comunicação do V Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2015
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :