Cineclube de História da UFCA apresenta As Vilas Volantes nesta quarta em Icó

Habitantes de vilas de pescadores obrigados a se deslocarem devido à ação das dunas e marés, reconstroem lugares, hábitos e práticas.

A partir deste cenário é constuído o documentário "As Vilas Volantes - o verbo contra o vento" [55 min], que será o itinerário do Cineclube do curso de História da UFCA em Icó, que exibirá o longa metragem no Teatro da Ribeira dos Icós nesta quarta-feira [03], a partir das 19h, com entrada gratuita.

Na ocasião, haverá um debate com a participação do diretor da película, Alexandre Veras. Ele vem desenvolvendo trabalhos com a sétima arte desde o final dos anos 1980, realizou documentários, videoarte, videodança e ensaios fílmicos com grande liberdade experimental.

Veras é professor de edição, linguagem do vídeo e cinema expandido em vários cursos e instituições de ensino em audiovisual. Entre 2000 a 2012 dirigiu em Fortaleza as atividades do Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde coordenou o núcleo de vídeo e projetos de formação na área de audiovisual, além de realizar intervenções com artistas de todo o país.

Seu trabalho autoral pode ser mais conhecido em filmes como As Vilas Volantes: o verbo contra o vento [2005], O Regresso de Ulisses [2010] e Linz – quando todos os acidentes acontecem [2013].

VILAS VOLANTES - O documentário "As Vilas Volantes - O Verbo Contra o Vento" apresenta o imaginário dessas comunidades no corpo do filme através de poéticas audiovisuais. Assim, dois anciãos descrevem a vila em que viveram sua juventude, sobre a duna que a cobriu; um experiente pescador relata um naufrágio fazendo uma analogia entre um barranco e uma onda que virou sua embarcação; um pescador, de seu barco, confronta a terra vista composta de vegetação, dunas e mar, com a paisagem da memória, atestando a ação dos ventos; e um antigo construtor de barcos revela-se um sábio ao promover a construção de uma embarcação "no vazio". 

O cineclube do curso de História da Universidade Federal do Cariri [UFCA] - Campus Icó é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em História e conta com o apoio do Instituto de Estudos do Semiárido [IESA]. Foi iniciado no dia 06 de maio no Cento Social Urbano [CSU] e tem o foco nos Direitos Humanos e Meio Ambiente, com exibições mensais em locais diferentes. 
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :