Cine Boró leva 311 pessoas para a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – Democratizando em Icó

Sete dias de exibição, cinco locais e um público total estimado em 311 pessoas. Este é o balanço final da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul – Democratizando, que foi realizado no mês passado pelo projeto Cine Boró na Sala Poeta José de Oliveira Neto, nos dias 7, 14, 21 e 25 de março e em quatro escolas parceiras, dias 6, 13 e 20 de março.

Participaram da ação as escolas estaduais Escola Estadual de Educação Profissional [EEEP] Deputado José Walfrido Monteiro, Centro de Educação de Jovens a Adultos [CEJA] Ana Vieira, Centro Educacional de Referência [Cere] Padre José Alves de Macedo e Escola Estadual Vivina Monteiro. Os grupos escolares parceiros receberão neste mês o acervo com todos os DVDs que agora pertence à Associação Amicó.

A mostra selecionou cerca de mil pontos em todo o Brasil, sendo que em Icó foram selecionados o IESA - Campus Icó da UFCA e a Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó], que foi contemplada com este projeto nacional através do Cine Boró.

Ao final das apresentações foram realizados debates entre os presentes. Todas as exibições contaram com audiodescrição para acessibilidade de pessoas com deficiência visual e legendas closed caption para acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva.

CINE BORÓ - O Projeto "Cine Boró" é gratuito e teve início no dia 27 de julho de 2013. Criado pela Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó], o cineclube tem o lema "O Cinema em Debate" e homenageia Francisco Ferreira da Silva [in memoriam], que ficou conhecido porpularmente por "Boró" e foi pioneiro no incentivo e fomento do Cinema em Icó em locais fixos e itinerantes em décadas passadas. Ao final das exibições, são realizados debates entre os presentes sobre as películas apresentadas.

SOBRE A MOSTRA - A mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cultura. A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul compõe uma das estratégias do Governo Federal para consolidação da cultura de respeito aos Direitos Humanos.

Lançado em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o projeto tem se sedimentado nacionalmente como espaço de reflexão sobre ideais de liberdade e de igualdade e sobre a luta por direitos. Em sua 1ª edição, a Mostra aconteceu em seis cidades brasileiras.

Ano a ano, o projeto vem sendo ampliado. A 9ª edição chegará a todas as capitais, além de mil locais de exibição em todo o país [inscritos por intermédio do projeto Democratizando], em unidades do sistema socioeducativo e em embaixadas brasileiras no exterior. Por ocasião dos 50 anos do golpe militar, que inaugurou uma etapa da história marcada por sistemáticas violações de Direitos Humanos no país, a 9ª edição da Mostra tem como temática o Direito à Memória e Verdade.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :