Jornal Nacional destaca água do açude Lima Campos que abastece a Paraíba

A situação de estiagem na região Nordeste, especialmente os deslocamento de carros e caminhões pipa entre estados para conseguir água para abastecem as comunidades foi destaque em reportagem na noite dessa sexta-feira [20], no Jornal Nacional, da Rede Globo.

A matéria destacou dois casos, sobretudo o que acontece atualmente no açude Lima Campos, no distrito de Lima Campos, no município de Icó.

Por estar estrategicamente localizado na fronteira com a Paraíba e deter de considerável quantidade de água, em comparação a outros reservatórios, o açude Lima Campos recebe diuturnamente a chegada de dezenas de carros pipa, conduzida em uma distância de até centenas de quilômetros para abastecer de água o veículo e levar para quem mais precisa.

A matéria, que passou para todo o Brasil, apontou que a movimentação de carros-pipa no açude icoense começa antes do dia amanhecer. O pipeiro Carlos Roberto Fernandes, entrevistado na matéria, afirmou que seguia para Uiraúna, sertão paraibano.

Conforme destacado na reportagem, todo dia 50 caminhões retiram água do açude, que está com pouco mais da metade da capacidade e seguem o roteiro para pelo menos 20 municípios paraibanos que dependem do socorro cearense.
As águas auxiliam a situação de localidades como o distrito de Campo Alegre, em Vieirópolis, que viu o açude local secar, fato confirmado pelo agricultor Heleno Costa e reforçado a importância da água pela dona de casa Sebastiana Teodoro. 

Maria Lazara da Costa e os filhos, que residem na Paraíba e foram retratados na reportagem, também são citados e agradecem a Deus pedindo para não acabar a água que vem do Açude Lima Campos, que serve para beber e cozinhar, principalmente.

Logo após o caso icoense, a matéria ainda retrata sobre a situação da cidade cearense de Salitre, localizada no cariri do Ceará e que é socorrida por um poço localizado na cidade de Araripina, em Pernambuco.

Segundo o chefe do Comando Militar do Nordeste, general Antônio Eudes, o que interessa é a necessidade da operação, levar água para quem mais precisa, independentemente do estado ou do município em que se encontra.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :